domingo, 25 de julho de 2010

sobre adultecer

Hoje eu tive um momento epifânico.
Aliás, era uma epifânia gradual que no dia de hoje atingiu seu ápice, se é que isso é possível.

Tenho 18 anos, ok.Não sou adulta ainda, segundo pediatras, adolescente pode ser classificado o indivíduo até 21 anos.
Pois bem, lembro-me que até um tempo atrás (cerca de 3 anos atrás) quando saia com meus pais, ou pessoas na casa dos 25 anos em diante, na hora da sociabilização, principalmente em família sentia-me como um peixe fora da água, quando os ditos "adultos" ou "mais velhos" conversavam sobre assuntos sobre os quais eu podia compreender perfeitamente porém não participava da conversa.Sempre fui muito observadora em meios sociais.Ainda sou até hoje, depois eu pego confiança e falo mais do que o capeta, quando conveniente.

Hoje saí com minha prima para parabenizar a mãe de um amigo.Ficamos em torno da mesa comendo feito glutões e conversando assuntos vazios da família em questão.Um fulano político, outro fulano que tinha filho em outro estado, o fulano que tá fazendo economia na USP, uma fulana vil, o aluguel que vai subir, a religião budista, financiamentos...

Sociabilizei; de maneira respeitosa e coerente como é lícito naquelas conversinhas nas quais todo mundo tem um podre e você não deve ser o primeiro a atirar a pedra.Apenas, convencione.Falsione?
Taí!Senti-me crescida.Agora meus questionamentos:

  • será que sentir-se adulto é saber conversar sobre aumento de aluguel, melhor maneira de financiar um carro, elogiar o guri que estudou bastante pra entrar na faculdade, balançando a cabeça verticalmente como sinal de aprovação social?
  • sorrir de forma graciosa apenas para...harmonizar a conversa e não ficar com cara de cu significa que eu cresci o suficiente pra suportar qualquer tipo de conversa massante e infrutífera, como em uma (futura) reunião com chefes?
  • isso tudo é crescer ou é ser falso, hipócrita e medíocre?Talvez até...normal?
Realmente não sei, vai ver aprendi a ser simpática em conversas sem muita profundidade psicológica ou filosófica apenas pra ser um doce de pessoa em conveções sociais?Será isso hipocrisia.Gaaah!






2 comentários:

wilL disse...

Nayla, fia. Você já é adulta.

Diana C. disse...

Ser adulto é beber e esquecer a hora que o metro fecha e continuar na mesa do bar. Isso é ser adulto.

salve estas palavras, valerão no futuro.


huauhauhauhauhaahu